Qual a importância dos links para o rankeamento no Google?

google-seo-ranking-buscas

Diante de tantos fatores para o rankeamento no Google, muito tem se falado sobre o que o RankBrain (atual algoritmo do Google baseado em  inteligência artificial) considera para a classificação dos sites no mecanismo de busca.

É evidente que um conteúdo com qualidade aumenta a relevância através da pesquisa semântica, mas estudos da Moz e Searchmetrics mostraram que os links são mais importantes para o rankeamento no Google do que se imaginava. O estudo mais recente, feito pela Stone Temple Consulting mostrou que há uma relação direta entre o rankeamento no Google e os links que apontam para um site. Para o estudo, foram considerados três modelos estatísticos diferentes para a análise dos resultados.

Eric Enge fez um cálculo diferente, baseado na média quadrática, pois considera o valor na análise estatística. Abaixo, uma imagem que representa um dos processos do cálculo  e sua variabilidade.

quadratic-mean-calcultation

O estudo aprofundado buscou ainda a relação de um bom conteúdo e a quantidade de links.

Se sua marca tem um site e quer aparecer no topo do Google, é importante saber que o trabalho não é simples, já que para ter links de retorno confiáveis é preciso se fazer relevante. O conteúdo de referência se constrói no médio e longo prazo e envolve muitos processos que a simples compra de backlinks (prática de muitos pseudo-profissionais de mercado) não resolveria. Por isso, antes de tudo, pense em como sua marca poderia entrar no contexto de um assunto e se realmente existe relação entre o que o usuário quer buscar e o que você oferece.

Para ter acesso à pesquisa completa sobre o rankeamento no Google, clique aqui.

Compartilhe este post:

ARTIGO, MARKETING DIGITAL, SEO

Você pode gostar de: